Quem Somos?

ESTATUTOS

ÓRGÃOS

A ASPA - Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural - é uma associação fundada em 1977, tendo como objecto o Património (entendido de forma abrangente).

Tem sede em Braga e intervém prioritariamente na área geográfica do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo).

Entre as muitas actividades desenvolvidas salientam-se a defesa estrénue da cidade romana de Bracara Augusta e a luta pela reintegração do Mosteiro de Tibães no património nacional.

Recuperou a revista "Mínia", de que já publicou 15 volumes, e editou vários outros estudos de alto interesse patrimonial: livros, opúsculos, catálogos, roteiros e desdobráveis.

Como associação livre da sociedade civil defronta-se sistematicamente com a animosidade e a perseguição dos interesses que frontalmente denuncia, sejam os autárquicos, sejam os ligados à especulação imobiliária ou outros.

A ASPA tem instruído processos de classificação visando a dignificação e protecção de monumentos e sítios de interesse público, designadamente: Sistema de abastecimento de água à cidade no séc. XVIII / Sete Fontes; Paços do Concelho de Braga; Estádio 1º de Maio; Capela de Gaudalupe e Bom Jesus do Monte. Realiza visitas guiadas e participa activamente em conferências, simpósios, colóquios, discussões públicas e em todas as polémicas que envolvem o urbanismo e a betonização sistemática do solo em detrimento da qualidade de vida. É da sua responsabilidade a página "Entre Aspas", publicada quinzenalmente no "Diário do Minho".

 


Contactos:
Apartado 78
4711-909 BRAGA
Email: aspa@aspa.pt
URL: www.aspa.pt

Quota anual (2007): 10,00€

NIPC: 501 776 222
Fundada em 29.01.1977
Estatutos 'Diário da República' nº 77 e 102 de 11.04.1977 e 03.05.1995

Proprietária da Revista Cultural "Mínia"

ONGA (Equiparada) - Ambiente

Associada da Confederação das Associações de Defesa do Ambiente

Organismo de Utilidade Pública (27.11.2002).